MOVIMENTO OURO PRETO PELA INFÂNCIA
Movimento Ouro Preto pela Infância (MOPI) -
“Semeando sonhos em Rede”. Rumo a um futuro promissor!
MISSÃO
Ser elo, incentivar e visualizar as ações para apoiar, promover e proteger o aleitamento materno, a alimentação complementar saudável e a sustentabilidade, auxiliando na diminuição das morbidades e da mortalidade materna e neonatal/infantil no município. Criar rede de apoio acolhedor e continuo e com VISÃO no futuro promissor da saúde das crianças. Inspirado no Movimento BH pela Infância: “Movimento social que incentiva a reflexão sobre a cidade e a criança, integrando o debate sobre educação, cultura, alimentação, saúde e sustentabilidade, com o objetivo de incentivar a reflexão e a ação acerca da proteção dos direitos da infância, do estímulo ao brincar, da promoção da educação e da cultura para as crianças, da ampliação da saúde integral e da alimentação saudável, do combate ao consumismo, da transformação dos espaços públicos e do direito de viver em um ambiente ecologicamente equilibrado”. Tem como base a metodologia ativa, promovendo e/ou participando, conforme a demanda e no mínimo uma vez por mês, oficinas/ Roda de Conversas/Apoio as gestantes, mães e seus filhos, encontros, pesquisas, capacitações e atividades relacionadas as crianças e a saúde, como: Coraçõezinhos de OP, Metais na água e sua potabilidade, Banco de Leite Humano, apoio ao Estudo multicêntrico de avaliação do cumprimento da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes –NBCAL, cursos, encontros, reuniões pertinentes.
OBJETIVO GERAL
Integrar as pessoas (crianças, mulheres, mães, pais, avós, voluntários, funcionários, etc), mantendo o apoio ao aleitamento materno, à alimentação adequada, oportuna, saudável, segura e sustentável, ao consumo de água de qualidade, educação e diversão.
NOSSO PACTO
Trabalhar com as redes sociais junto às comunidades falando de forma mais acessível desconstruindo o que for preciso e conseguindo maior adesão inclusive por lei e pela cidadania em relação à mídia e ao aleitamento materno e alimentação saudável, segura e sustentável. E busca para que as campanhas, encontros sejam oficialmente instituídos, e patrocinados pela três esferas de Governo e apoios locais sendo que cada apoiador que participar da mídia pela internet ou não e nos locais de trabalho/comunidade serão responsáveis pela qualidade da informação, ética, científica e cuidadosa, com parceiros sem conflitos de interesses, como por exemplos: o Rotary Club de Ouro Preto, O Comitê de Aleitamento Materno do Estado, a Rede IBFAN – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar, ao Grupo Empodera, a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável que significa “a realização de um direito humano básico, com a garantia ao acesso permanente e regular, de forma socialmente justa, a uma prática alimentar adequada aos aspectos biológicos e sociais dos indivíduos, de acordo com o ciclo da vida e as necessidades alimentares especiais, pautada pelo referencial tradicional local. Deve atender aos princípios da variedade, equilíbrio, moderação e prazer (sabor), às dimensões de gênero e etnia, e às formas de produção ambientalmente sustentáveis, livre de contaminantes físicos, químicos e biológicos e de organismos geneticamente modificados.”...
Vamos juntos?
OBJETIVO ESPECÍFICO
Manter compromisso com a educação e a busca da excelência e da qualidade que formam os pilares dessa imensa “Rede de Proteção à Vida”; apoiar o monitoramento da NBCAL e fazer valer as Leis e Decretos vigentes; fortalecer o Projeto Leite Materno: Amor de Peito Aberto em Ouro Preto desde 1994; promover Semana Mundial de Aleitamento Materno- SMAM/AGOSTO DOURADO, a alimentação escolar saudável e outras campanhas, assegurar atividades educativas, lúdicas e em prol do meio ambiente e saúde.
Mentora do MOPI: Cleia Costa Babosa
Sou membro da Rede IBFAN, AVOSCOP, SOMAM, Aliança pela Alimentação Saudável, Rebrinc. Sou doula, pedagoga, nutricionista, Mestre em Recursos Hídricos e Doutora em Ciências Biológicas pela UFOP. Conselheira em Aleitamento Materno, avaliadora da IHAC, tutora da EAAB e da SAMT, preceptora do SUS, mediadora, sensibilizadora do Método Canguru, Multiplicadora da Avaliação do frênulo Lingual – teste da Linguinha
No momento sou Presidente do CEAM e trabalho no Espaço Iluminar - Práticas Integrativas em OP/MG e voluntariado.
Colaboradores do MOPI:
MIE HANGAI COSTA – Graduanda em Serviço Social – Estagiária CEAM,
FRANCISCO SILVEIRA DE ALMEIDA - Graduando em Nutrição – Estagiário UFOP