top of page

Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015

Amamentação e trabalho, para dar certo o compromisso é de todos. A partir disto são feitas metas que podem ajudar na questão de garantir saúde, tanto da mãe quando de seu filho.


O tema para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015 incide sobre as mulheres que trabalham e amamentam. Este revive o tema da SMAM 1993 que incidiu sobre a campanha para a iniciativa Lugares de Trabalho amigos da Mãe. Muito já foi feito nesses 22 anos de ação em todo o mundo e em Ouro PRETO para apoiar as mulheres para poderem amamentar e trabalhar. A proteção dos direitos de amamentação faz parte da Declaração Innocenti (1991) e o incentivo, a proteção e, o apoio faz parte da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. O município já ganhou o Premio Nacional Bibi Vogel em 2013, pelas ações que já realizou em prol da amamentação.


Com isso são traçadas metas para realizar ações significativas, tais como:


- Unir os esforços multidimensionais de todos os setores para facilitar que as mulheres possam trabalhar e amamentar em todos os lugares.

- Desenvolver ações por parte de empresas que são Amigas das Famílias, das Crianças e das Mães e que apoiem ativamente as mães trabalhadoras para que continuem amamentando.

- Informar sobre os últimos avanços da promoção e proteção dos Direitos na Maternidade em todo o mundo e criar conscientização sobre a necessidade de fortalecer as Leis nacionais e suas aplicações.

- Compartilhar facilitar e fortalecer práticas que ajudam o aleitamento materno das mulheres que trabalham nos setores informal.

- Comprometer e trabalhar com grupos específicos, por exemplo: Direitos de Trabalhadoras, mulheres, jovens e sindicatos para proteger os direitos das mulheres que amamentam no local de trabalho.

- Promover uma maior consciência geral do direito das mães para amamentar e sobre a alimentação adequada de lactentes, crianças pequenas.

- capacitar e apoiar todas as mulheres que trabalham nos setores formal e informal, para que possam combinar o seu trabalho e criar seus filhos, em especial, para que elas possam amamentar.

- Oferecer ajuda! Apoiar no cuidado e carinho que não é pago, não tem preço!

- Fiscalizar a lei de proteção ao aleitamento materno (NBCAL/ Resolução 221 e 222 da ANVISA e a Lai 11.265/MS) . Não permita as propagandas enganosas em nossa cidade.


Fonte: IBFAN, MS, WABA.

Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
Nenhum tag.
Search By Tags
Archive
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page