BH inclui opções vegetarianas na merenda das escolas municipais e nos restaurantes populares
Para alguns brasileiros, ser vegetariano é uma restrição alimentar, para outros, uma qualidade de vida. Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Belo Horizonte começa um projeto, em parceria com a ONG Mercy For Animals, para incluir opções vegetarianas na merenda das escolas municipais e nos restaurantes populares.
A iniciativa faz parte do Programa Alimentação Consciente Brasil e tem como objetivo garantir que mais de 200 mil alunos tenham acesso a mais legumes, verduras, grãos e frutas em seus pratos.
Segundo a Prefeitura, o planejamento, que começa a ser colocado em prática no início de 2020, faz parte da campanha ‘Segunda Sem Carne’, que incentiva pessoas a deixarem de consumir carnes pelo menos uma vez na semana.
Em 2018, o programa Bem Estar divulgou uma pesquisa do Ibope, na qual consta que mais de 30 milhões de brasileiros são adeptos da alimentação vegetariana, o que representa 14% da população. Já os que se declaram como não vegetarianos chegam a 81%. O levantamento foi feito entre os dias 12 e 16 de abril do mesmo ano em 102 municípios brasileiros.
De acordo com os dados divulgados pela Mercy For Animals, a intenção de incluir os estudantes no programa é também para preservar o meio ambiente. Em um levantamento feito pela organização, anualmente, cerca de 9.500 hectares de florestas serão preservados e 150 milhões de litros de água serão economizados.
Ao participar deste programa, Belo Horizonte cumpre com os cinco dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). As cidades que participam deste programa recebem da ONG Mercy For Animals o Selo Internacional de Liderança em Saúde e Sustentabilidade.
Retirado do site: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2019/10/30/bh-inclui-opcoes-vegetarianas-na-merenda-das-escolas-municipais-e-nos-restaurantes-populares.ghtml